Frete FOB

Frete FOB: o que é, as possíveis situações, a diferença entre CIF e FOB e as demais possibilidades internacionais de frete

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O Frete FOB, juntamente com o Frete CIF representa grande parte das operações de transporte no Brasil.

FOB, em uma tradução literal, significa “Livre a Bordo”. É uma sigla que engloba três palavras do inglês: Free On Board.

Quando um frete é FOB, o vendedor se responsabiliza pelas mercadorias até o momento em que elas são carregadas.

Depois tudo fica a cargo do comprador. Tanto os custos, quanto os riscos pelo transporte ficam a cargo do destinatário dos produtos.

Veja a imagem a seguir, onde o DANFE está exibindo o valor do frete zerado. Além disso, a imagem mostra o frete por conta do “destinatário”:

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A representação do frete por conta no DANFE tem relação com a Tag no XML.

Veja que o XML tem várias alternativas de frete. Dentre essas alternativas, há duas que são específicas do FOB:

  • 1: Contratação do Frete por conta do destinatário/remetente (FOB)
  • 4: Transporte próprio por conta do destinatário

 

1: Contratação do Frete por conta do destinatário/remetente (FOB)

Aqui o destinatário escolhe uma transportadora para coletar as mercadorias no remetente. O fato de ser FOB, indica que o destinatário paga os custos do frete e é responsável por qualquer problema que ocorra com a carga.

 

4: Transporte próprio por conta do destinatário

Esta opção será usada nos casos em que o destinatário realizará o transporte com algum veículo próprio.

Da mesma forma, o frete será FOB, indicando que o destinatário arca com os valores do frete e segurança das mercadorias até que elas estejam em seu destino.

 

Frete CIF e FOB

E qual a diferença entre frete CIF e FOB?

A diferença básica entre os dois tipos de frete está no responsável pelo pagamento:

  • No frete CIF: o fornecedor das mercadorias é quem vai arcar com toda a responsabilidade.
  • No frete FOB: o transporte e todas as despesas de entrega são de responsabilidade do destinatário das mercadorias.

Frete CIF é um pouco mais comum nas transações entre empresas e o consumidor final.

Exemplos dessas operações estão nas compras via Internet ou naquelas operações onde há um inúmeras pequenas entregas para clientes distintos.

Por outro lado, o Frete FOB ocorre com mais frequência nas operações entre empresas.

Nesses casos há um valor agregado maior nas mercadorias transportadas e no valor do frete. Assim, os custos tendem a ser mais elevados.

Nos casos de importação, frete FOB acaba sendo a melhor opção, se comparado ao CIF, pois o comprador vai precisar gerenciar vários processos até que a mercadoria chegue nas suas mãos. Este material aqui detalha os impostos de importação, caso queira dar uma verificada no assunto: Impostos de importação

Ambos podem ter seus pontos positivos e negativos.

O CIF pode parecer mais vantajoso para quem compra. É mais prático e confortável.

Porém, o preço pode ser maior, o que vai refletir no preço de custo nas mercadorias e no preço de venda.

O FOB pode ser mais vantajoso para quem vende.

O fornecedor vai se eximir da responsabilidade do transporte dos produtos. O compromisso com a carga acaba a partir do momento em que as mercadorias são embarcadas.

Fique atento sobre o preço de venda das mercadorias. Este material aqui relaciona os principais erros e riscos em relação a ele: Preço de venda: principais erros e riscos de não controlar

A tabela a seguir mostra as principais diferenças entre CIF e FOB:

CIF

FOB

Quem paga

A empresa fornecedora.

Os custos estão embutidos no preço de venda das mercadorias.

O comprador (cliente).

O preço do fornecedor tende a ser mais barato, porém, a empresa compradora deverá embutir o valor do frete no preço de custo da mercadoria

Responsável pela mercadoria

A empresa fornecedora.

Assim que a mercadoria é embarcada, o cliente (comprador) torna-se responsável.

Quando é considerado que a mercadoria foi entregue

Quando o cliente tiver com os produtos em mãos.

A partir do momento em que os produtos estiverem dentro do veículo que fará o transporte.

Quando é mais vantajoso?

Em operações de B2C (Business to consumer): de empresa para consumidor final.

É comum o consumidor não ter experiência com o transporte e a empresa vendedora oferecer este serviço, responsabilizando-se por ele.

Nas operações B2B (Business to Business).

Mais comum em mercadorias com grande valor agregado ou com frete muito caro.

 

Incoterms

Os termos CIF e FOB mencionados aqui fazem parte de um conjunto de termos internacionais de frete.

Esse conjunto de termos é conhecido como Incoterms (Termos Internacionais de Comércio) e são determinados pela Internacional Chamber of Commerce (ICC).

Na publicação 723-E, de 2020, da Câmara Internacional de Comércio (ICC), existem inúmeras outras modalidades além do que falamos aqui.

EXW

EX WORKS

Vendedor limita-se a colocar a mercadoria à disposição do comprador no estabelecimento do vendedor, no prazo estabelecido. Mas não se responsabiliza pelo desembaraço da exportação e nem pelo carregamento das mercadorias.

FCA

Free Carrier

A responsabilidade do vendedor encerra quando a mercadoria é entregue, desembaraçada para a exportação, ao transportador.

FAS

Free Alongside Ship

O vendedor encerra suas obrigações quando a mercadoria é colocada, desembaraçada para exportação, ao longo do costado do navio transportador indicado pelo comprador, no cais ou em embarcações utilizadas para carregamento da mercadoria, no porto de embarque nomeado pelo comprador.

CPT

Carriage And Insurance Paid To

Além de arcar com obrigações e riscos previstos para o termo FCA, o vendedor contrata e paga frete, custos e seguro relativos ao transporte da mercadoria até o local de destino combinado.

DAP

Delivered At Place

O vendedor encerra sua responsabilidade quando coloca a mercadoria a disposição no local indicado no país de destino, pronta para ser descarregada e não desembaraçada.

DPU

Delivered At Place Unloaded

Igual ao anterior, mas a mercadoria precisa ser descarregada também.

DDP

Delivered Duty Paid

Mesmo caso do DAP, mas o vendedor assume o desembaraço, riscos, custos, impostos, taxas e outros encargos.

C + F

Cost Plus Freight

Vendedor é responsável pelos custos e riscos no país de exportação, e deve contratar e pagar o transporte internacional.

C + I

Cost Plus Insurance

Vendedor é responsável pelos custos e riscos no país de exportação, contrata e paga o seguro de transporte internacional.

 




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